sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

poeira ao vento.

a vida em sociedade é uma coisa por demais interessante.

você já viu a infinidade de insanidades que surgiram nesses últimos tempos na internet para as pessoas passarem (perderem) seu tempo?

facebook/twitter/orkut/blog/formspring/skoob/lastfm/flickr e mais um carai de asa aí.

e isso tudo pra que?

é tudo um grande placebo para curar solidão, carência.

tenho aqui que concordar que parece que os tempos estão diferentes, fluídos, efêmeros, fragmentados, etéreos. não quero aqui bancar a pós-moderna mas sinto que as pessoas não tem mais tempo pra sentir as coisas de verdade.

- ah não tenho tempo pra estudar!(e sem perceber passa três horas seguidas postando fotos no albúm novo do orkut)

a coisa toda é muito bem feita. as pessoas nem ao mesmo percebem que estão assim, sei lá, diferentes.

bonito? só com efeito
amizade? só no msn
aproximação? só pelo orkut
exprimir sentimentos? só através do blog


e daí?
isso é bom ou ruim?

sim, não, muito pelo contrário.

a questão é que eu acho que tudo 8 ou 80 faz mal (olha só, logo eu, 8 ou 80 em pessoa falando uma coisa dessas) mas é verdade.

precisamos de mais contato, tato, pegar, cheirar, sentir, ouvir, ver.

parece que agora os verbos são outros, teclar, postar, acessar, visualizar, publicar, salvar...

mas e se não for esse contato virtual, o que será? estamos tão habituados a convivencia através de bites que esquecemos como nos relacionar à moda antiga, se não for isso, só nos resta ficar remoendo sentimentos ruins e a solidão.

talvez essa virtualidade seja válida pra evitar o ostracismo por completo, embora eu creia que a coisa ta demasiado pós moderna.

mas como diria o grande Karl: "tudo o que é sólido se desmancha no ar" - e é pensando nisso que percebo que precisamos reconstruir nossos paradigmas. dessa vez com aspectos menos abstratos e fugidios.

Nenhum comentário: